Eu não sou especialista em moda, maquiagem e cabelo é muito mais a minha praia. Mas acredito que posso ajudar com termos usados em fashion, pois muitos deles são em inglês e nisso eu sou sim expert!
Vamos começar por sapatos:
FLATS – a famosa sapatilha, inspirada por bailarinas. Elas cobrem os dedos, podem ser arredondadas ou de ponta, o salto é bem baixinho ou inexistente. A ideia é que ela deixa o pé flat, ou seja sem elevação.
LOAFERS – é baixo como as flats, mas a diferença é que ele cobre um pouco além dos dedos do pé e tem este corte quadrado na parte superior. Está muito na moda no momento. É emprestado do guarda-roupa masculino, mas fica muito elegante em mulheres.
OXFORD PLATAFORMA – outro item inspirado por sapatos masculinos. O termo Oxford é meio confuso. Ele pode ser aplicado nos sapatos com cadarço e também sem, eles sempre afinam na ponta que é levemente quadrada. O salto plataforma é qualquer um que é elevado na parte da frente.
SANDÁLIA PLATAFORMA PEEP TOE – o solado é elevado na parte da frente, por isso é plataforma e a ponta é aberta, mostrando apenas o dedão do pé e o segundo dedo, por isso é peep toe, ou seja você pode dar uma espiadinha nos dedos dos pés pela pequena abertura.
CLOGS – qualquer sapato ou sandália em que você apenas enfie o pé para calçar. Seu formato é grosseiro, inspirado pelos antigos sapatos chineses. Na minha opinião, eles são muito deselegantes.
WEDGE – conhecida como plataforma no Brasil (por isso que se cria tanta confusão), este consiste do salto alto inteiro, elevado tanto na frente quanto atrás. No caso, a sandália da foto é wedge e peep toe, com a abertura pequena na ponta.
BOOTIE – qualquer botinha que fica na altura do tornozelo. O termo significa botinha mesmo. Pode ser aberto ou fechado na ponta.
Esta imagem abaixo esteve circulando pelo Facebook e achei muito útil para aprender sobre saltos e combinações!
Toda mulher que conheço ama sapatos de maneira quase doentia! Como disse, não sou especialista, mas tenho vários pares que adoro.